PROFMAT-UEMA INICIA AS DEFESAS DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DA SEGUNDA TURMA DE MATEMÁTICA


Por em 25 de janeiro de 2019



 

O Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Estadual do Maranhão (PROFMAT-UEMA) realiza hoje a defesa de suas primeiras dissertações da turma 2017, segunda turma do PROFMAT-UEMA. Os trabalhos foram apresentados pelos alunos Adriano Sousa de Farias Santos e Nathanael de Sousa Barreto, nesta quarta-feira (25), na sala de reunião do CECEN.

O mestrando Adriano Sousa de Farias Santos inaugurou as defesas da turma 2017 com a dissertação intitulada “LABORATÓRIO DE GEOMETRIA: Aplicação do Geoplano no Ensino do Cálculo e nas Demonstrações de Fórmulas de Áreas das Figuras Planas”. A segunda defesa da turma 2017 do PROFMAT-UEMA, foi a do mestrando Nathanael de Sousa Barreto, que apresentou o trabalho “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A Conexão Entre Matemática e
Física por Meio da Função Afim e Quadrática” Os mestres foram orientados pelo professor Dr. Sergio Noleto Turibus, professor permanente do PROFMAT-UEMA. De acordo com a coordenação do curso, os trabalhos foram compatíveis com os objetivos do mestrado, que é desenvolver pesquisas no ensino da Matemática, com foco na melhoria do ensino nas escolas públicas. Para o coordenador do mestrado, professor Dr. João Coelho Filho, os dois primeiros mestres, somado aos 11 mestres da primeira turma, são resultado dos trabalhos desenvolvidos no Departamento de Matemática da UEMA, que intenciona formar mestres em Matemática para suprir a carência no ensino da disciplina no Estado. “Estes mestres estão sendo formados para desenvolver e motivar o ensino de Matemática em todas as microrregiões do Estado, além de terem o compromisso de preparar futuros medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP), nas escolas públicas do interior do Estado”, pontuou o coordenador.

 

O PROFMAT é um programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática que atende professores em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, aprimorando a formação profissional, aprofundando o domínio de conteúdo matemático e melhorando a atuação docente. O curso é semipresencial e realizado, com oferta nacional, por uma rede de Instituições de Ensino Superior Associada e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.



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