Realizado o II Simpósio Maranhense de Matemática – Do ensino a pesquisa na Universidade Estadual do Maranhão.


Por em 13 de junho de 2018



 

SÃO LUÍS – Realizado dia 13 de junho, no auditório da UEMANET o II Simpósio Maranhense de Matemática – Do ensino a pesquisa. O evento é uma realização do Centro Acadêmico de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática – DEMATI.

Com o tema: “Propostas para o Ensino de Matemática na Educação Básica“, o Simpósio propôs um espaço de incentivo e abertura de novas propostas para o Ensino de Matemática.

O II Simpósio Maranhense de Matemática teve, em sua conferência de abertura, o tema “Contribuições do Profmat para o Ensino de Matemática na Educação Básica do Maranhão, proferida pelo Profº. Dr. João Coelho Filho, Coordenador do Mestrado Profissional em Matemática em Rede –PROFMAT. Durante a Conferência, foi apresentado o PROFMAT-UEMA, sua importância como programa de pós-graduação para o Estado no campo das exatas, além de informações sobre o Exame Nacional de Acesso –ENA ao PROFMAT.

Para o graduando em matemática José Bruno, a palestra de abertura sobre o PROFMAT  foi esclarecedora: “foi importante  receber informações sobre o mestrado, questões sobre o acesso, bolsas, principalmente pra nós que estamos concluindo a graduação em matemática”.

Para o Coordenador do PROFMAT-UEMA, o Simpósio de Matemática é um ambiente oportuno para a desmistificação sobre o ensino desta ciência: “o Brasil faz parte atualmente do grupo 5 de matemática, o grupo da elite mundial.Isso é um incentivo para o mestrandos do PROFMAT que já orientaram alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática, incentivos estes que têm contribuído  para a popularização da matemática”.

Segundo Mayara Viana, coordenadora da comissão organizadora do evento, o Simpósio tem por principal motivação a troca e o compartilhamento de conhecimentos: “ o II simpósio visava compartilhar conhecimentos que pudessem ser levados para o cotidiano da educação básica, conhecimentos que fossem além da teoria na universidade e o desenvolvimento de um evento dentro do curso de matemática, traçando assim uma motivação para os docentes e discentes de desenvolver mais atividades no curso.”

O Simpósio trouxe em sua programação palestras, minicursos e comunicações orais.  O público foi de aproximadamente sessenta inscritos, entre alunos da graduação, pós-graduação e ouvintes.

 



Últimas Postagens