Dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT – UEMA) são defendidas
Por Mestrado Matemática em 23 de abril de 2018
Semana de maratona de trabalhos dos pesquisadores do PROFMAT UEMA
No período de 17 a 20 de abril, mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede na UEMA (PROFMAT), apresentaram os resultados de suas pesquisas. Ao longo da semana, três dissertações foram
apreciadas por bancas que tiveram a oportunidade de conhecer os novos mestres do PROFMT-UEMA, que titula sua primeira turma em 2018. Com o tema: Calculo de Áreas: Uma abordagem através do GeoGebra no Ensino Médio, o pesquisador Vilson Morais de Sousa orientado pela profª.Dr. Sandra Imaculada Moreira Neto, trabalhou a metodologia de minicurso. A pesquisa contou com a participação de 30 alunos do primeiro ano do ensino médio que tiveram acesso a conceitos e atividades dinâmicas e interativas possibilitadas pelo software Geogebra. O trabalho focou na dificuldade dos alunos em interpretar ideias geométricas. A defesa aconteceu dia 17 /04. A dissertação do pesquisador Enildo Barbosa das Chagas Silva teve como título: Aplicações do GeoGebra no ensino das Funções Polinomiais de Primeiro e Segundo Grau. O trabalho, aplicado a partir de um minicurso de Geogebra e uma monitoria, contou com carga de 40hs. O objetivo foi mensurar a capacidade em solucionar situações problemas e a afinidade dos estudantes com a disciplina de matemática. Foi observado com o grupo que fez uso do software, bem como com o grupo de monitoria em matemática, o desempenho dos alunos na solução de exercícios matemáticos.
A dissertação: Aplicações do GeoGebra no ensino das Funções Polinomiais de Primeiro e Segundo Grau, sob orientação do prof. Dr. João Coelho. O trabalho foi defendido dia 19 de abril. Outra banca formada ocorreu dia 20 de abril e pode conhecer a dissertação: Raciocínio lógico-recursivo: Uma proposta para resolução de problemas do
Ensino Médio, do pesquisador Paulo César Pereira Abitibol. Paulo César buscou em seu trabalho propor o uso do raciocínio lógico- recursivo como meio para modelar e resolver problemas recorrentes da Matemática Básica. O objetivo do trabalho foi buscar respostas às sérias dificuldades decompreensão e resolução de problemas de matemática no ensino médio, propondo a estudantes e professores da disciplina, a utilização do raciocínio lógico-recursivo. Paulo César defende em sua pesquisa que o método raciocínio lógico-recursivo incentiva a criatividade e a tomada de decisões em contra-posição à velha tradição de decorar fórmulas. O trabalho teve a orientação do prof. Dr. Felix Costa.
Nova Banca
Trazendo a temática: Calculo de Áreas: Materiais concretos: uma estratégia para o ensino-aprendizagem de Geometria Plana e Espacial, o pesquisador Valderlandio de Araújo Pontes apresenta dia 26/04 a dissertação orientada pelo profª.Dr. Lusitonia Leite. Em uma análise sobre o ensino tradicional da matemática no ensino médio, o pesquisador faz apontamentos sobre a necessidade de readequação ao contexto atual do ensino da disciplina e destaca a importância do professor e suas metodologias em sala de aula. A defesa está marcada para as 14h30 na sala de reunião Pedagogia-CECEN