AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFMAT PARA ENSINO DA MATEMÁTICA NO ESTADO DO MARANHÃO
Por Mestrado Matemática em 18 de janeiro de 2018
I SIMPÓSIO MARANHENSE DE MATEMÁTICA – PROFMAT
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFMAT PARA ENSINO DA MATEMÁTICA NO ESTADO DO MARANHÃO
Profª Celina Amélia da Silva
A mesa apresentada foi inserida no processo de formação em nível de strictosensu, mestrado profissional para professores de matemática, através do PROFMAT. Iniciou-se com a análise dos objetivos do projeto do curso que visa proporcionar formação profissional sólida em Matemática, contemplando as necessidades do trabalho cotidiano dos professores. Nesse aspecto, considera-se que o programa tem alcançado seus objetivos, pois possibilita ao professor rever suas práticas e adotar procedimentos e estratégias fundamentais em sua ação como educador, assumindo uma postura crítica e reflexiva a acerca do processo de ensino aprendizagem na Educação Básica.
Discutiram-se três das diretrizes do curso as quais definem indicações definem indicações para as ações que visam o alcance dos objetivos propostos, destacando-se:
A execução do processo complementar em matemática baseado nos conteúdos curriculares do Ensino Básico; promoção de uma articulação efetiva entre conhecimentos e prática de matemática direcionada aos objetivos da Educação Básica; o incentivo a pesquisa, produção de materiais e o exercício de práticas inovadoras para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de matemática.
Considerou-se pertinente a analise/discussão de pontos no documento PROFMAT: uma reflexão e alguns resultados (SBM), no qual consta uma análise do programa em todos os seus aspectos, enfatizou-se os pontos que tratam do percentual de alunos por rede de atuação no inicio do curso e após a conclusão. Os dados apresentados indicam que o programa tem atendido o objetivo de contemplar melhor formação aos professores inseridos na educação pública, nas esferas estadual, municipal e federal.
Procurou-se também evidenciar a postura dos egressos pesquisados, que sua maioria indicou ser muito comprometidos e comprometidas. Assim, como o item que trata da visão dos egressos sobre novas técnicas ou ferramentas para uso em sala de aula, no qual 59% indicaram ter aprendido muito durante o curso. Encerrou-se com uma reflexão coletiva sobre as áreas de concentração do PROFMAT e suas respectivas linhas de concentração, fechando com uma citação de um trabalho de três educadores matemático, com os quais corroboramos, ao indicarem que:
Com exceção da linha de pesquisa “Ensino Básico de Matemática”, as demais linhas e suas correspondentes áreas de concentração possuem como objeto de pesquisa conteúdos que são estudados somente nos cursos de bacharelado e/ou pós-graduação na área de Matemática. Destaca-se, neste contexto, a linha de pesquisa “Ensino Universitário de Matemática”, cujo cenário de atuação distingue-se do delimitado para o PROFMAT – a Escola Básica (CALDATO; FIORENTINI; PAVANELLO, 2016, p. 917).
REFERÊNCIAS
CALDATO, M. E.; FIORENTINI, D.; PAVANELLO, R. M. O PROFMAT e a formação do professor de matemática: uma análise a partir de uma perspectiva processual e descentralizadora. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 906-925, dez. 2016.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA – SBM. PROFMAT: uma reflexão e alguns resultados. Rio de Janeiro: SBM, 2017.
/