Dissertações
Data de defesa | Aluno | Título da Dissertação | Instituição | Dissertação |
---|---|---|---|---|
20/06/2023 | MARLOS LUIS ROCHA MARTINS | GENERALIZAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS POR TRIEDRO TRIRETANGULAR | UEMA | |
02/06/2023 | MÁRCIA REGINA SOUSA DE OLANDA | FUNÇÃO QUADRÁTICA: APLICAÇÕES DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS EM SALA DE AULA E NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA | UEMA | |
30/05/2023 | JOEL LISBOA PEREIRA JÚNIOR | O GEOGEBRA COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO DE FUN ¸COES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU EM MATEM ˜ ATICA ´ E CINEMATICA EM F ´ ´ISICA | UEMA | |
26/05/2023 | PAULO BATISTA FRANCA | MODELAGEM MATEMÁTICA E GEOMETRIA ESPACIAL: UMA INVESTIGAÇÃO ABORDANDO POLIEDROS CONVEXOS | UEMA | |
24/03/2023 | FERNANDO SILVA DE ARAUJO | TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O USO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO. SÃO LUÍS – MA 2023 | UEMA | |
24/03/2023 | PAULO LOREÇO CRUZ DE ALMEIDA | CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO GEOMÉTRICO NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA UTILIZANDO O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA SÃO | UEMA | |
24/02/2023 | GLEISON SILVA PEREIRA | O ENSINO DAS FUNÇÕES LOGARÍTMICAS COM O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA | UEMA | |
31/05/2022 | SERGIO RODRIGO PEREIRA | UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE GAMIFICADA PARA O ENSINO DE MATRIZES | UEMA | |
31/05/2022 | PAUL WILLAME COSTA MARTINS | MATEMATICA FINANCEIRA NA EDUCA¸C˜AO B´ASICA: MODALIDADES DE INVESTIMENTO POR PERFIL DE INVESTIDOR NA BOLSA DE VALORES | UEMA | |
31/05/2022 | MARIA CAMILA DA CUNHA DOS SANTOS | ANÁLISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE FUNÇÃO AFIM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. | UEMA | |
31/05/2022 | LUCIANO GABRIEL DOS SANTOS | UMA ABORDAGEM NAS PRATICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA | UEMA | |
31/05/2022 | JANDHERSON MOURA SILVA | O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CTS: CONCEPÇÃO E PRÁTICA E PRÁTICA DOS PROFESSORES (CODÓ-MA). | UEMA | |
31/05/2022 | JARDEL WYLAMY MELÃO DA SILVA | O ASTROLÁBIO COMO FACILITADOR NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL | UEMA | |
31/05/2022 | JOSE VITOR ARAUJO CORREA | USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM FUNÇÕES ELEMENTARES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | UEMA | |
31/05/2022 | LUIS RICARDO JOSINO SOARES | O USO DA HOMOTETIA NO ENSINO DE FENÔMENOS ÓPTICOS SÃO LUÍS | UEMA | |
31/05/2022 | VICENTE RODRIGUES DO NASCIMENTO NETO | SOFTWARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DO CALQUES 3D COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | UEMA | |
30/05/2022 | ISRAEL COSTA ABREU | GEOGEBRA: RECURSO FACILITADOR E MOTIVADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA ESTATISTICA NO ENSINO MEDIO | UEMA | |
30/05/2022 | MARCOS ROGÉRIO LIMA DE ARAÚJO | COZINHANDO E CALCULANDO: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA DAS FRAÇÕES, MEDIDAS DE MASSA E MEDIDAS DE CAPACIDADES EM RECEITAS CULINÁRIAS NUMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MARANHÃO. | UEMA | |
27/05/2022 | FÁBIO HENRIQUE MONTEIRO FERREIRA | A UTILIZAÇÃO DAS CONEXÕES DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | UEMA | |
19/05/2022 | ROBERTO AMORIM SILVA | CONGRUÊNCIA MODULAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | UEMA |
Data de defesa | Aluno | Título da Dissertação | Instituição | Dissertação |
---|---|---|---|---|
24/02/2022 | CLEDSON SANTOS DO NASCIMENTO | ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGOGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA SÃO LUÍS | UEMA | |
10/12/2021 | IVAO YUTAKA OTSUKA | ALGUMAS APLICAÇÕES DE MATRIZES E SISTEMAS LINEARES COM O USO DO MAXIMA | UEMA | |
28/10/2021 | OLEGARIO KLEITON COSTA PENHA | AS FUNÇÕES EXPONENCIAIS E SUAS APLICAÇÕES NO MODELO EPIDÊMICO SIR | UEMA | |
01/09/2021 | ELIABE ARAUJO RODRIGUES | A INFLUENCIA DO PERFIL SOCIOECONOMICO DOS ALUNOS NO RENDIMENTO ESCOLAR | UEMA | |
26/08/2021 | LEONARDO FURTADO COQUEIRO | O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | UEMA | |
26/08/2021 | MARLON MAIKO BARROS MARTINS | TESTES DE PRIMALIDADE: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AOS COMPUTACIONAIS | UEMA | |
13/08/2021 | GILBERTO FERREIRA DE SOUSA | OLHAR PARA A ECONOMIA: UM MODELO PRÁTICO DE ENSINAR A MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO | UEMA | |
31/05/2021 | FRANCY CARLA MELO DA SILVA | PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UM RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ALIANDO CÁLCULOS E LITERATURA | UEMA | |
31/05/2021 | KLEYTON LISBOA DA CRUZ | CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: ANÁLISE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO PARA ALUNOS DO 9º ANO EM DUAS ESCOLAS NO ESTADO DO MARANHÃO. SÃO LUÍS | UEMA | |
31/05/2021 | MILTON CASSIO OLIVEIRA DO LAGO | O ENSINO DA GEOMETRIA COM O USO DE RÉGUA E COMPASSO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE SÃO LUÍS – MA. | UEMA | |
31/05/2021 | FRANCISCO DAS CHAGAS MELO NETO | A CULTURA MAKER NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA VIA PARA APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | UEMA | |
07/05/2021 | FRANCINALDO RICHELE SOUZA | A EDUCAÇÃO GEOMETRICA PARA A GERAÇÃO Z: PROPOSTAS DE ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DO AUTOCAD E 3DS MAX | UEMA | |
20/11/2020 | ALLAN KARDEC ARAUJO ALVES | A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DA MATEMÁTICA | UEMA | |
20/08/2020 | JOSÉ HILTON NAIVA DE OLIVEIRA | A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CONCEITO DE ÂNGULO: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. | UEMA | |
23/07/2020 | FERNANDO SOUSA RAMOS | TRIGONOMETRIA E SUA APLICAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA | UEMA | |
30/06/2020 | ENIO VALDO COSTA MOUZINHO | FUNÇÕES ELEMENTARES:PROBLEMAS E APLICAÇÕES | UEMA | |
05/06/2020 | AGNALDO DOS SANTOS PEREIRA | MÉTODO SIMPLEX E SUA APLICAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR EM UM CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO | UEMA | |
29/05/2020 | ALYSSON RANGEL SOUSA BRITO | SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS | UEMA | |
27/05/2020 | ILTILENE CARVALHO DE SOUSA PEREIRA | CONSTRUINDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO POR MEIO DE DOBRADURAS | UEMA | |
22/05/2020 | RAFAEL CHAVES DA LUZ | O ENSINO DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL, UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS À LUZ DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | UEMA |
Data de defesa | Aluno | Título da Dissertação | Instituição | Dissertação |
---|---|---|---|---|
22/05/2020 | MARCELO DA SILVA PENHA | TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: USO DA HP 12 C NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO | UEMA | |
20/12/2019 | FILLIPHE DE ALMEIDA LEITAO | ARITMÉTICA MODULAR E SUAS APLICAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO NO ENSINO BÁSICO | UEMA | |
19/12/2019 | MICHEL SILVA MARQUES | A MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA | UEMA | |
16/10/2019 | WALDYR COLLARES COSTA NETO SILVA | A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA DOS ALUNOS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL | UEMA | |
16/10/2019 | GEDILSON PACHECO PEREIRA | UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOBRE O ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | UEMA | |
16/10/2019 | ANTONIO WASHINGTON DOS SANTOS SILVA | CONJUNTOS NUMÉRICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOS NATURAIS AOS COMPLEXOS E SUAS APLICAÇÕES MATEMÁTICAS | UEMA | |
16/08/2019 | MARIO JOSE PEREIRA | ESTATÍSTICA DESCRITIVA: O USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO ESTUDO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL | UEMA | |
05/07/2019 | IZANILSON SILVA LIMA | APLICAÇÃO DA GEOMETRIA PARA O CÁLCULO DO MOMENTO DE INÉRCIA | UEMA | |
10/05/2019 | JOSÉ HAITO DE MOURA FILHO | METODOLOGIAS ATIVAS: O USO DE VÍDEO AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS | UEMA | |
26/04/2019 | DIWEY MONTEIRO DOS SANTOS | UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO, COMO FACILITADOR NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. | UEMA | |
05/04/2019 | NATANAEL CARVALHO SOUSA | CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ÁREA E VOLUME NO ENSINO BÁSICO: VÍDEOS DO COTIDIANO, DEDUÇÕES E DEMONSTRAÇÕES | UEMA | |
29/03/2019 | WESLLEY JONH BARROS SILVA | CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COM RÉGUA E COMPASSO | UEMA | |
22/03/2019 | JOSE ALEXANDRE FERNANDES SOARES | APLICAÇÃO DAS MATRIZES NO PROCESSAMENTO DE IMAGENS USANDO O SOFTWARE SCILAB | UEMA | |
28/02/2019 | JÁLIO ARAÚJO DA SILVA | CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO | UEMA | |
13/02/2019 | ROGÉRIO LIMA SOUSA | REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE VETORES | UEMA | |
13/02/2019 | GIULIANO EDUARDO BATISTA CUTRIM | FUNÇÃO QUADRÁTICA NA MODELAGEM MATEMÁTICA NO LANÇAMENTO DE FOGUETE DE GARRAFA PET COM ALUNOS DO 1O ANO DO ENSINO MÉDIO | UEMA | |
25/01/2019 | ADRIANO SOUSA DE FARIAS | LABORATÓRIO DE GEOMETRIA: APLICAÇÃO DO GEOPLANO NO ENSINO DO CÁLCULO E NAS DEMONSTRAÇÕES DE FÓRMULAS DE ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS. | UEMA | |
25/01/2019 | NATHANAEL DE SOUSA BARRETO | RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A CONEXÃO ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA POR MEIO DA FUNÇÃO AFIM E QUADRÁTICA. | UEMA | |
31/10/2018 | KATARINE ARAÚJO BALDEZ DE CARVALHO | A CRIPTOGRAFIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: APLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | UEMA | |
26/10/2018 | ARISTOTELES ANTONIO LOPES MIRANDA | A RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A FÍSICA: UM ENSAIO SOBRE OS CONCEITOS MATEMÁTICOS APLICADOS À CINEMÁTICA E À TERMOMETRIA. | UEMA |
Data de defesa | Aluno | Título da Dissertação | Instituição | Dissertação |
---|---|---|---|---|
14/09/2018 | JOSE NAZARENO SOUSA FERREIRA | O USO DO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO APLICADA EM APICUM-AÇU-MA. | UEMA | |
27/07/2018 | ERIVELTON MENDES CORREA | UMA PROPOSTA DE ENSINO DAS EQUAÇÕES E FUNÇÕES QUADRÁTICAS ATRAVÉS DO TIRO COM ARCO | UEMA | |
19/07/2018 | CLESSIO DA SILVA ARAÚJO | A BELEZA DOS NÚMEROS E DE SUAS PROPRIEDADES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO MÉDIO. | UEMA | |
26/04/2018 | VALDERLÂNDIO DE ARAÚJO PONTES | MATERIAIS CONCRETOS: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO | UEMA | |
20/04/2018 | PAULO CESAR PEREIRA ABITIBOL | RACIOCÍNIO LÓGICO-RECURSIVO: UMA PROPOSTA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ENSINO MÉDIO. | UEMA | |
19/04/2018 | ENILDO BARBOSA DAS CHAGAS SILVA | APLICAÇÕES DO GEOGEBRA NO ENSINO DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU. | UEMA | |
17/04/2018 | VILSON MORAIS DE SOUSA | CALCULO DE ÁREAS: UMA ABORDAGEM ATRAVES DO GEOGEBRA NO ENSINO MEDIO | UEMA | |
21/02/2018 | WILLANICKSON JACKSEMULLER SANTOS LAGO | AS CONTRIBUIÇÕES DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO AFIM: UM EXPERIMENTO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO/IFMA – CAMPUS AVANÇADO ROSÁRIO. | UEMA | |
21/02/2018 | DARCIO PEREIRA DAMACENO | A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE PEDAGOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE PAÇO DO LUMIAR – MA | UEMA |